Abertura e Apresentação

A 37a Reunião Nacional da ANPEd tem início neste domingo (4), no campus da UFSC. A cerimônia acontece a partir das 18h no auditório Garapuvu do Centro de Eventos, contando com transmissão ao vivo pela internet.

auditorio2

Na sequência, a partir das 20h, o mesmo espaço recebe a conferência de abertura, que será proferida pelo professor Luiz Dourado (UFG), membro da Câmara de Educação Superior do CNE – clique aqui e acesse entrevista especial. A conferência também contará com transmissão pela internet.

Link para transmissão ao vivo.

* As inscrições e credenciamentos (retirada de crachá e materiais da Reunião Nacional) estarão abertos já no domingo, a partir das 14h, na secretaria do evento, no próprio Centro de Eventos.

37a Reunião Nacional da ANPEd

A Diretoria da ANPEd tem a satisfação de recebe-lo para a realização da 37ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Conforme mudança estatutária ocorrida em assembleia específica em outubro/2012, a ANPEd passou, a partir da 36ª Reunião Nacional, a realizar suas reuniões nacionais a cada dois anos, intercalada pela realização das Reuniões Cientificas Regionais. Outro fato marcante na realização da 37ª Reunião Nacional é que ela será realizada, pela segunda vez consecutiva, no campus de uma universidade pública. A próxima Reunião Nacional da ANPEd, acatando a inúmeras sugestões, será realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A 37ª Reunião Nacional da ANPEd será realizada no Campus Florianópolis/UFSC, no período de 04 a 08 de outubro de 2015. Esta realização respeita a decisão em assembleia de 2010, de garantir o caráter itinerante às Reuniões Nacionais da Associação, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da pós-graduação em todas as regiões do país.

O empenho, a dedicação e o compromisso dos professores e, sobretudo da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFSC em parceria com outros programas de pós-graduação do estado, têm sido fundamentais no sentido de viabilizar a organização da 37ª Reunião Nacional. O envolvimento da UFSC, bem como das demais instituições universitárias, em especial os programas de pós-graduação em educação e áreas afins de Santa Catarina, tem somado esforços nessa empreitada. Esperamos que esse trabalho coletivo possa atribuir maior capilaridade ao evento perseguindo um de nossos objetivos mais caros, que é justamente a presença da ANPEd na região.

O tema da 37ª Reunião Nacional é “Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira”. Esperamos congregar pesquisadores docentes e discentes da pós-graduação em educação do país reunidos nos 23 Grupos de Trabalho (GTs). A programação para os cinco dias de evento está sendo cuidadosamente preparada pela Diretoria da ANPEd, em estreita colaboração com os Coordenadores de GTs e Coordenação do Forpred.

Lembramos que pelo quarto ano consecutivo o valor da anuidade da Anped encontra-se congelado. Esta é uma decisão política desta Diretoria no sentido de permitir que mais e mais pesquisadores possam participar ativamente da vida de nossa Associação gozando de todos os benefícios e direitos como sócios.

Nossa expectativa é de que a 37ª Reunião Anual contribua ainda mais para a consolidação da nossa Associação na comunidade científica nacional e internacional, por sua efetiva atuação a favor da afirmação da pesquisa e da pós-graduação em educação no país e na Região.