Espaço Cinema

 

CURTA ANPEd

 

ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Edital Unificado

short-filmcurta_anped_verm

Curta ANPEd – Mostra Nacional de Filmes de Pesquisa e  VIII Mostra de videodocumentários Trabalho-Educação 

5 e 6 de outubro – Auditório Garapuvu

Dia 05/10 – 18h às 20h

  •     “Da Hora” e seus meninos do Recife (20 minutos)
  •     Eunice e Fabrice (17 minutos)
  •     E M Prof. Gilberto Jorge (15 minutos)
  •     As artes de fazer e viver o cotidiano escolar (8:30 minutos)
  •     Nuno: anos depois (6 minutos)

Dia 06/10 – 18h às 20h

  •  Saberes e fazeres de ceramistas fluminenses e pernambucanos (20 minutos)
  •  Palavras Cúmplices (13 minutos)
  •  Fabulografias (16 minutos)
  •  Diabolin (15 minutos)

* A Mostra Curta ANPEd tem por objetivo dar visibilidade a filmes que propiciam a reflexão sobre o uso das ferramentas e linguagens audiovisuais no processo de produção de pesquisas e conhecimentos. Ao término da  sessão de exibição será aberto debate entre os presentes que terão a oportunidade de dialogar com os/as realizadore/as dos filmes e aprofundar a discussão sobre os diferentes aspectos envolvidos na produção de filmes de pesquisa, sejam eles os teórico-metodológicos, os de natureza ética ou mesmo de infra-estrutura e de registro e avaliação da produção acadêmica ancorada no audiovisual.

Saiba mais sobre os filmes e seus/suas realizadores/as

Clacso 2015

9º CICLO DE CINEMA CLACSO-ANPEd

Dignidade e Resistência

Coordenação: Pablo Gentili / Dalila Andrade Oliveira

 Local: Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária da UFSC.

 

Brasil x Ditadura:

 

 Tatuagem

Direção: Hilton Lacerda

Brasil (2013)

110 minutos

Classificação etária: 16 anos

Recife, 1978. Clécio Wanderley é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete, com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha, que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.

 

O Dia Que Durou 21 Anos (Autópsia de uma Conspiração)

Direção: Camilo Tavares

Brasil (2012)

77 minutos

Classificação etária: 14 anos

Este documentário mostra a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964. A ação militar que deu início a ditadura contou com a ativa participação de agências como CIA e a própria Casa Branca. Com documentos secretos e gravações originais da época, o filme mostra como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiar o governo do marechal Humberto Castelo Branco. O jornalista Flávio Tavares militou contra a ditadura, sendo preso, torturado e mandado para fora do país. O filme foi dirigido por seu filho Camilo Tavares e roteirizado por ambos.

 

Carlos Marighella – Quem Samba Fica, Quem Não Samba Vai Embora

Direção: Carlos Pronzato

Brasil (2012)

98 minutos

Classificação etária: 10 anos

O documentário foca principalmente o período da luta armada de resistência à Ditadura Militar, de 1964 até a morte de Marighella, em dezembro de 69 e é um resguardo e instrumento de difusão da memória do deputado comunista e guerrilheiro da ALN – Ação Libertadora Nacional – Carlos Marighella (1911 – 1969). O testemunho de militantes políticos que acompanharam a trajetória de Carlos Marighella, estudiosos do tema e pesquisadores dão o tom no documentário. O seu filho, Carlinhos Marighella; o último comandante do GTA da ALN, Carlos Eugênio Clemente; os militantes da ALN, Manoel Cyrillo, Guiomar Lopes, Takao Amano, Carlos Fayal, José Luiz Del Roio, Rafhael Martinelli, Rose Nogueira, Aton Fon e Antonio Carlos Fon; os historiadores Muniz Ferreira e Edileuza Pimenta; os jornalistas e escritores Emiliano José e Alipio Freire, entre outros, são alguns dos entrevistados.

 

 

Infância, Juventude e Rebeldia:

 

If…

Direção: Lindsay Anderson

Inglaterra (1968)

111 minutos

Classificação etária: 14 anos

História alegórica sobre um revolucionário líder estudantil. A rebelião, a insatisfação com o status quo, o sentimento de liberdade, a necessidade de novas conquistas. Obra-prima do cinema inglês, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes expondo ao mundo o cinema autoral e rebelde de Lindsay Anderson.

 

A Guerra Dos Botões (La Guerre Des Boutons)

Direção: Yves Robert

França (1962)

90 minutos

Classificação etária: 12 anos

É o retorno às aulas. Como todos os anos, os estudantes de Longeverne, liderados por Lebrac, declaram guerra aos de Velrans. Numa dessas batalhas, Lebrac tem uma idéia brilhante: arrancar todos os botões e confiscar os cintos dos presos, para que sejam castigados pelos próprios pais… Um antídoto maravilhoso para nos aliviar das preocupações, com que o dia-a-dia nos depara. Convertido num clássico do cinema francês dos anos 60, A Guerra dos Botões é um filme inolvidável, onde infância rima com inocência. Estreado em França em Abril de 1962, o filme foi aplaudido por todo o país, batendo todos os recordes de bilheteria. Uma verdadeira maravilha! Um filme de Yves Robert inspirado no romance homônimo de Louis Pergaud, uma sátira formidável à guerra dos adultos.

 

Nenhum A Menos (Yi Ge Dou Bu Neng Shao)

Direção: Zhang Yimou

China (1999)

106 minutos

Classificação etária: Livre

O filme arrebatou, com méritos, o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza e o prêmio do júri popular da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, ambos em 1999. A ação, inspirada em fatos reais, se passa numa paupérrima escola rural chinesa, onde uma garota de 13 anos (Wei Minzhi, que como todos os personagens interpreta a si mesma na fita) recebe a incumbência de substituir o professor titular, licenciado por um mês. Ela não dispõe de um livro sequer, pode gastar no máximo um giz por dia e ainda por cima deve morar na sala de aula junto com vários de seus 28 alunos. Por falta de móveis adequados, as carteiras ganham função de camas. A menina tem como principal obrigação evitar a evasão estudantil – um problema crônico no país. Ocorre que um aluno abandona os estudos e vai para a cidade grande em busca de emprego. A pequena mestra não tem dúvida: segue no encalço do fujão.

 

Adeus, Meninos (Au revoir, les enfants)

Direção: Louis Malle

França, Alemanha, Itália (1987)

105 minutos

Classificação etária: Livre

Durante a Segunda Guerra, na França ocupada pelos nazistas, uma escola católica esconde alunos judeus. O garoto Julien vê com desconfiança a chegada do novo colega Jean, mas logo se torna seu amigo. Baseado nas lembranças de Louis Malle, Adeus, Meninos é um dos melhores filmes já realizados sobre a infância. Uma obra humanista dirigida com delicadeza e emoção por Malle.

 

Persépolis

Direção: Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud

França, EUA (2007)

95 minutos

Classificação etária: 12 anos

Ganhador de muitos prêmios internacionais, Persépolis é a comovente história de Marjane, uma jovem que cresceu no Irã durante a Revolução Islâmica. É através dos olhos precoces e sinceros de uma menina de nove anos que vemos as esperanças de um povo golpeado pela tomada do poder pelos fundamentalistas – obrigando o uso do véu pelas mulheres e encarcerando milhares de opositores. Marjane cresce e dá a volta por cima. Quando jovem vai para a França onde entra para a escola de arte e se casa, sem esquecer o que está acontecendo na sua terra natal.

 

Tomboy

Direção: Céline Sciamma

França (2011)

79 minutos

Classificação etária: 14 anos

Ao mudar-se com sua família para um novo bairro, Laure (Zoe Heran), uma menina de 10 anos de idade, se impressiona com a amizade e a camaradagem entre os meninos e decide se apresentar como Michael, um garoto, para os novos vizinhos, numa tentativa de se enturmar. A estratégia dá certo e Michael logo faz novas amizades e se aproxima de Lisa, uma garota que joga futebol e briga como qualquer garoto da mesma idade. Aos poucos, a atitude de Laure começa a ter efeitos em sua vida em família, ao mesmo tempo em que começa a experimentar a transição da infância para a adolescência e também o amor.

 

 

Cinema e Dignidade – Homenagem ao cineasta iraniano Jafar Panahi:

 

O balão branco (Badkonake sefid)

Direção: Jafar Panahi

Irã (1995)

85 minutos

Classificação etária: Livre

Razieh (Aida Mohammadkhani) é uma garotinha de 7 anos que insiste que sua mãe lhe compre um outro peixinho dourado para a celebração do ano-novo iraniano. Apesar da família estar sem dinheiro, Razieh acaba conseguindo a quantia para comprar o peixinho com a ajuda de seu irmão. Só que a caminho da loja, ela perde o dinheiro duas vezes, e então os dois irmãos não medem esforços para recuperá-lo, saindo pelas ruas de Teerã.

 

O Círculo (Dayereh)

Direção: Jafar Panahi

Irã, Itália, Suíça (2000)

91 minutos

Classificação etária: 12 anos

Três mulheres são libertadas da prisão sob condicional. Os crimes, a culpa ou a inocência agora não são tão importantes. As perspectivas, porém, não são boas. Além de terem sido condenadas, elas são mulheres e vivem em uma sociedade islâmica, com seus direitos cerceados pelos homens. Tudo o que elas querem é ter de volta a liberdade e o direito à suas próprias escolhas. Mas a necessidade de dinheiro e as levarão tomar medidas desesperadas… Em um mundo sufocante de constante vigilância, burocracia e desigualdade, essas mulheres terão que enfrentar trágicos obstáculos para superar os traumas que talvez nunca mais sejam esquecidos. O Círculo mostra a trajetória de três mulheres com desejos e anseios diferentes, mas igualmente vítimas de cotidianas formas de repressão.

 

Isto Não É Um Filme (In Film Nist)

Direção: Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb

Irã (2010)

77 minutos

Classificação etária: 12 anos

Documentário onde o cineasta Jafar Panahi relata um dia de sua vida. Em dezembro de 2010 o diretor iraniano foi sentenciado a seis anos de prisão pelo governo de seu país acusado de ser conivente com a intenção de cometer crimes contra a segurança nacional do país e fazer propaganda contra a República Islâmica. Além dos seis anos de prisão (até agora cumpridos em regime domiciliar) o diretor está proibido de dirigir filmes e escrever roteiros por 20 anos e seus direitos de falar com a mídia e viajar para o exterior também foram revogados.

 

 

CALENDÁRIO DE FILMES

 

Segunda-feira (05/10) Terça-feira(06/10) Quarta-feira (07/10)

Quinta-feira

(08/10)

08h30min

O balão branco (Badkonake sefid)

Direção: Jafar Panahi

Irã (1995)

85 minutos

Classificação etária: Livre

O Círculo (Dayereh)Direção: Jafar PanahiIrã, Itália, Suíça (2000)91 minutos

Classificação etária: 12 anos

Isto Não É Um Filme (In Film Nist)

Direção: Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb

Irã (2010)

77 minutos

Classificação etária: 12 anos

 

10h30min

Tatuagem

Direção: Hilton Lacerda

Brasil (2013)

110 minutos

Classificação etária: 16 anos

A Guerra Dos Botões (La Guerre Des Boutons)Direção: Yves RobertFrança (1962)90 minutos

 

Classificação etária: 12 anos

Carlos Marighella – Quem Samba Fica, Quem Não Samba Vai Embora

Direção: Carlos Pronzato

Brasil (2012)

98 minutos

Classificação etária: 10 anos

 

15h

Persépolis

Direção: Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud

França, EUA (2007)

95 minutos

Classificação etária: 12 anos

TomboyDireção: Céline SciammaFrança (2011)79 minutos

 

Classificação etária: 14 anos

 Adeus, Meninos (Au revoir, les enfants)

Direção: Louis Malle

França, Alemanha, Itália (1987)

105 minutos

Classificação etária: Livre

 

19h30min

If…

Direção: Lindsay Anderson

Inglaterra (1968)

111 minutos

Classificação etária: 14 anos

O Dia Que Durou 21 Anos (Autópsia de uma Conspiração)Direção: Camilo TavaresBrasil (2012)77 minutos

 

Classificação etária: 14 anos

Nenhum A Menos (Yi Ge Dou Bu Neng Shao)

Direção: Zhang Yimou

China (1999)

106 minutos

Classificação etária: Livre

 

VIII Mostra Trabalho-Educação

 

VIII MOSTRA de VIDEODOCUMENTÁRIOS TRABALHO-EDUCAÇÃO e TEMÁTICAS AFINS

Local: Sala do GT 09 – TRABALHO E EDUCAÇÃO [Campus UFSC]
Data/Horários de exibição: dias 05 e 06/10/2015

Relação dos Videodocumentários Selecionados para apresentação

Título [Autor]

1. A luta da vida da gente: História, Trabalho e Educação em comunidades rurais
[Ana Elizabeth Santos Alves]

2. Amor Mascarado
[Andreia Teixeira Ramos]

3. “Da Hora” e seus meninos do Recife
[Maurício Roberto da Silva]

4. Deu Química. Reagiu!
[Cristiano José Rodrigues]

5. Jovens professores precários
[Selma Venco]

6. Saberes da Juventude Amazônia
[Ronaldo Marcos de Lima Araujo]